Rua 2550, n° 825 sala 2, Centro, Balneário Camboriú - SC 47 3398.2533 / 47 9111.9291

Tratamento para dores de cabeça

Os tratamentos para dores de cabeça de origem bucal, mais conhecidos como DTM (Disfunção temporomandibular) já são uma realidade clínica que atinge 30% de nossas consultas odontológicas. 


Esta dor pode acometer pessoas que perderam dentes quando muito jovens e que não recuperaram aquele espaço que ficou com próteses ou implantes, ou mesmo em pacientes mais jovens que possuem todos os dentes na boca e que até já usaram aparelhos fixos previamente, para que o sorriso ficasse mais bonito. Ou seja, este sintoma não tem idade, embora a maior incidência seja em mulheres a partir de 35 anos.

As causas são múltiplas e podem ser divididas em 3 (três) grandes problemas: dos contatos entre os dentes (origem oclusal), pode ter origem muscular envolvendo os músculos da mastigação ou ainda evoluir para um problema mais localizado próximo do ouvido, na própria estrutura da articulação. Para que o cirurgião dentista possa detectar a causa do problema é importante um exame clínico minucioso e alguns exames radiográficos específicos, além dos convencionais, como tomografias ou ressonância da região.


Os tratamentos podem envolver várias técnicas, desde ajustes de mordida com brocas específicas que irão tirar os contatos dentários que não estão em harmonia, como placas acrílicas de mordida, que poderão ser confeccionadas no maxilar superior ou inferior e possuem espessura individualizada para cada caso e problema, ou ainda a utilização de aparelhos fixos ou aparelhos móveis específicos para o problema da articulação bucal.

Em alguns casos pode não existir dor inicial, ou mesmo se o limiar do paciente é alto, ele pode não perceber que este sintoma esteja acontecendo. Por este motivo, outro sinal clássico de que algo não está indo bem são os “estalos” que o paciente relata, quando mastiga, ou mesmo que seu “queixo já caiu algumas vezes” que ele não conseguia fechar a boca e teve que ir a outro profissional para conseguir fechar a mordida.

Desta forma venha avaliar a sua mordida e sua articulação conosco, e entenda o quanto esta região de nosso rosto é importante e como ela poderá ficar saudável ou estável em seus sintomas, para que a sua qualidade de vida seja harmonizada.